terça-feira, 20 de setembro de 2011

Técnicas clássicas de desenho e pintura com os alunos da EMEFM Rubens Paiva







Estou com as turmas de Ensino Médio noturno da Prefeitura de São Paulo desde o começo do ano.
Tudo muito novo, apesar de lecionar muito tempo já para adolescentes.
Notei uma dose de apatia maior do que estava acostumada com alunos dessa idade: não queriam fazer nada, não reagiam, "gostavam" de copiar textos, preguiça demais nessas turmas!
Resolvi então partir para a cópia, só que de desenhos artísticos. Levei todas as minhas revistas de técnicas de desenho e pintura para a sala de aula. Cada um escolheria uma imagem que gostaria de fazer e eu ajudaria a desenvolver a técnica escolhida para a imagem.
Sabe que, entre "caras e bocas", deu certo? Um pouquinho cada aula, eles iam produzindo suas imagens orgulhosos do resultado. Disse a eles que estávamos aprendendo algumas técnicas clássicas de desenho. Percebi que gostaram desse nome: "técnicas clássicas".
Os alunos dessa comunidade, além de apáticos são muito indisciplinados, muitos com histórias de vida difíceis, vítimas da miséria e violência. Atividades onde possam desenvolver o imaginário (mesmo copiando), de maneira minuciosa e concentrada, trás uma sensação de equilibrio e satisfação, onde, geralmente costuma reinar a bagunça e a dispersão. Creio que é um bom início para posteriormente desenvolver propostas que exijam mais criatrividade, pensamento crítico e, principalmente, menos PREGUIÇA!!

domingo, 18 de setembro de 2011

"Rio de Palavras" - José Leonilson: elaborando lembranças e emoções







  A obra de José Leonilson é puro sentimento...
  Depois da análise e interpretaçãp da obra "Rio de Palavras" propus uma atividade onde desenhassem de maneira simples quatro lembranças boas e quatro lembranças ruins num papel dobrado imitando um envelope. Pedi que as lembranças boas ficassem no lado interno do trabalho para que, quando abrissem, não vissem mais as lembranças ruins.
  Alguns alunos se incomodaram em ter que desenhar suas lembranças ruins. Alguns chegaram a chorar, outros se zangaram e saíram da sala, e outros só desenharam as lembranças boas.
  "Elaboração visual de lembranças", foi o nome que dei para esta atividade.

Intervenção Artística no Adamastor de Carvalho - EJA







Movimento geral no Adamastor!
Cada grupo escolheu um tema e um espaço para intervir na escola. Muito trabalho, discussões e um pouco de bagunça...mas valeu a pena!