terça-feira, 20 de setembro de 2011

Técnicas clássicas de desenho e pintura com os alunos da EMEFM Rubens Paiva







Estou com as turmas de Ensino Médio noturno da Prefeitura de São Paulo desde o começo do ano.
Tudo muito novo, apesar de lecionar muito tempo já para adolescentes.
Notei uma dose de apatia maior do que estava acostumada com alunos dessa idade: não queriam fazer nada, não reagiam, "gostavam" de copiar textos, preguiça demais nessas turmas!
Resolvi então partir para a cópia, só que de desenhos artísticos. Levei todas as minhas revistas de técnicas de desenho e pintura para a sala de aula. Cada um escolheria uma imagem que gostaria de fazer e eu ajudaria a desenvolver a técnica escolhida para a imagem.
Sabe que, entre "caras e bocas", deu certo? Um pouquinho cada aula, eles iam produzindo suas imagens orgulhosos do resultado. Disse a eles que estávamos aprendendo algumas técnicas clássicas de desenho. Percebi que gostaram desse nome: "técnicas clássicas".
Os alunos dessa comunidade, além de apáticos são muito indisciplinados, muitos com histórias de vida difíceis, vítimas da miséria e violência. Atividades onde possam desenvolver o imaginário (mesmo copiando), de maneira minuciosa e concentrada, trás uma sensação de equilibrio e satisfação, onde, geralmente costuma reinar a bagunça e a dispersão. Creio que é um bom início para posteriormente desenvolver propostas que exijam mais criatrividade, pensamento crítico e, principalmente, menos PREGUIÇA!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário