segunda-feira, 7 de novembro de 2011

4°séries - Fund. I : Propostas artísticas desenvolvidas na sala de aula

Crianca é pura energia, estão abertas a tudo o que você fala, diferente dos adolescentes que estão num outro processo.
Neste ano de 2011, resolvi trabalhar baseado no livro"Fazer e Pensar Arte" de Anna Marie Holm desde o Ensino Fundamental I,até o Eja.
A proposta de Anna não tem um "começo, meio e fim". São "atividades vivas", que "nascem" da sua sensibilidade de artista (super contemporânea)e de educadora. Ela traz para seus alunos propostas artísticas de todos os tipos, fazendo-os perceber que a Arte é algo vivo, sem limitações de lugar, tempo ou espaço. Não existem materiais determinados nem uma sequência didática. "Tudo, tudo pode ser arte", como ela mesmo diz. É a sensação do "aqui e agora". Nada disso descarta o estudo, conhecimento e reflexão sobre a arte. Mas, nas suas aulas, tudo meio que acontece simultaneamente.
Gosto do trabalho dela, pois acho que é uma forma natural de trabalhar, sem excessos de teorias que bloqueiam a criatividade, principalmente das crianças, que estão tão abertas a criação.
Procuro desenvolver minhas aulas nessa atitude em todas as faixas etárias, adaptando apenas o modo de abordar o assunto e os processos de criação.
Desenhos de observação, de imaginação, dobraduras, colagens, releituras, histórias da vida de artistas se tornam "brincadeiras" para as crianças, descobertas e expressão de idéias.
É SHOW trabalhar dessa forma. Adoro! E as crianças também
!








































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