segunda-feira, 29 de agosto de 2011

Aprendendo o conceito, aprendendo a pensar objetos artísticos

                                                                   "Amizade colorida"

                                                                   "Injeção eletrônica"


                                                          "Sanduíche tecnológico"
                                                                         "Jogo da vida"



Conversei com os alunos que cada objeto, além de sua utilidade, carrega um significado arquetípico ou subjetivo, de acordo com a nossa memória pessoal ou cultural. Podemos nos apropriar de seu conteúdo expressivo para transmitir nossa mensagem juntando ou não mais de um objeto.
Para o pensamento adolescente isso não é nem um pouco difícil...é simplesmente...DIVERTIDOOOOO!!!!!!!!!!!!!!!!!

Comecei escrevendo na lousa vários substantivos abstratos como, " liberdade", "amizade", "amor", etc. Depois pedi que escrevessem na frente das palavras, outros substantivos "concretos", ou seja, objetos que eles achassem que poderiam representar ou simbolizar aqueles substantivos. O próximo passo foi desenhar os objetos colocando títulos para eles.
A partir desse exercício, percebi que começaram a entender que cada objeto poder carregar um significado pessoal ou cultural.
Mostrei também imagens de alguns objetos de Guto Lacaz, o que causou um estranhamento e ao mesmo tempo um despertar, um entendimento desta linguagem.
Pronto!!!
A partir daí foi fácil (e divertido) criarem Objetos Artísticos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário